segunda-feira, 13 de junho de 2011

Médicos ou, puramente mercenários???

É importante deixar claro aqui, a não generalização, pois, conheço alguns poucos médicos que realmente demonstram cumprir o seu voto, e tratam o ser como humano, independente de uma aparente condição financeira, status e etc.   



Andando pelos hospitais da vida, pois, apesar de muito desejar isto, não sou de ferro nem tenho peito de aço. Já muitas coisas das quais me envergonhei em lugar daqueles que se dizem profissionais da saúde, médicos, doutores e etc.

Alguns afirmam que o "paciente" é tratado como um mero cliente que procura comprar uma determinada mercadoria. Não concordando com essa teoria, que se verdadeira fosse, teríamos um tratamento digno pelo produto que pagamos a preços exorbitantes, principalmente nos meios públicos. Afirmo sem medo de errar, somos melhores recebidos e tratados quando vamos comprar uma cebolinha no mercado, do que quando adentramos para um atendimento "médico".

Responda pra você:

* Quantas vezes o médico que atendeu o seu filho, foi atencioso, tocou quando necessário, examinou de verdade?
* Você já esteve em um consultório médico mas,  onde  as perguntas sobre você eram feitas de uma forma tão áspera, que a impressão de se estar numa sala de interrogatório policial era visível?
* Já teve vontade de pedir o dinheiro de volta ao sair de uma visita ao médico e se sentir lesado(a)?

O que acontece com o sistema de saúde de nosso querido País? Recordo-me de um relato admirado de uma senhora que ao levar o seu cãozinho de estimação a um Petshop, obteve ali um tratamento para seu bichinho que, segundo ela, nunca teve para si em uma clínica ou hospital, mesmo que particular.


Olhando sobre a cortina amarrotada da saúde brasileira, por outro lado, é possível vislumbrar uma paisagem hospitalar que dá repulsas ao menos entendido e revoltas constantes aos mais precisados.


Finalizando, não se deixe ser humilhado, você está pagando caro por um serviço de extrema necessidade, sua vida é o seu maior bem. Faça, ainda que pela força da justiça, valer os seus direitos.   


Médicos: Uma categoria de profissionais de extrema necessidade e elevada perícia. Parabéns aos bons médicos e médicas!


Edivan Oliveira Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário...