quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A carga tributária brasileira

Os dados referem-se a 2009, entretanto, demonstra o quanto o Brasil é ávido por tributar: 

Praticamos a maior carga tributária entre os países da América Latina e Caribe. Em 2009, a mordida do setor público brasileiro foi de 32,6% do Produto Interno Bruto. Isso quer dizer que, de cada R$ 100,00 produzidos no mercado interno brasileiro, produção formal, R$ 32,60 foram canalizados para o Estado em todas as suas esferas.

O Brasil está 13,4 pontos percentuais acima da média da carga tributária dos países da região.
Só para ilustrar com outros números, a Guatemala pratica a menor carga tributária: 12,2%. Outro país com baixa carga é a Venezuela com 14,4%. Estamos próximos da vizinha Argentina, que tributa 31,4% do PIB. Enquanto na região analisada a carga tributária aumentou em 4,3 pontos percentuais nos últimos 20 anos, o Brasil saltou mais de 10 pontos percentuais neste mesmo período e o que é pior, com maior taxação no consumo.

* O lamentável é observar que os serviços públicos continuam com péssima qualidade.

* O Estado não é capaz de otimizar os processos, possui uma máquina pública travada, em muitos casos obsoleta, enquanto a corrupção e os desvios continuam soltos.

* O frustrante diante deste cenário é concluir que há poucas perspectivas para mudanças.

* Pergunto: em sã consciência alguém acredita que haverá uma reforma tributária que reduza o patamar da carga tributária brasileira? A resposta já sabemos, não!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário...